História

O primeiro Encontro de Modelagem Computacional (EMC) foi realizado em 1998, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, nas dependências do Instituto Politécnico da UERJ (IPRJ) em Nova Friburgo, RJ. Foi um evento local que proporcionou um espaço para a interação entre os pesquisadores do IPRJ com colaboradores ligados a outras instituições de ensino e pesquisa do país.

Desde a primeira edição, o evento se caracterizou como ponto de encontro para os alunos de pós-graduação e pesquisadores desta área multidisciplinar, sendo essencial para aglutinar esforços, fomentar troca de ideias e gerar iniciativas que levaram ao crescimento e consolidação desta área de conhecimento em todo o país. Ao longo do tempo foi observado o aumento gradativo no número de inscritos, no número de trabalhos e na participação de pesquisadores de todo o Brasil, levando ao crescimento do evento e convertendo-o na principal reunião na área de Modelagem Computacional no país.

Em 2006, a nona edição do EMC foi realizada em Belo Horizonte, expandindo sua abrangência para fora de sua origem. Em 2013 ocorreu nova expansão, dessa vez a nível nacional, com a realização do evento no nordeste do país, em Ilhéus, possibilitando uma mudança de status efetivada a partir da edição seguinte, quando passou a ser denominado Encontro Nacional de Modelagem Computacional (ENMC).

Durante este período, o evento foi organizado por instituições de diferentes regiões:

Entre 2020 e 2022, o evento foi realizado no formato remoto, tendo como sede as seguintes instituições:

Em 2023 o evento retoma o formato presencial, no local de sua origem (Nova Friburgo), com significativa adesão da comunidade.

Para a 27ª edição, em 2024, o evento será novamente realizado em Ilhéus, tendo à frente o Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional em Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGMC/UESC), com a perspectiva de nova expansão para abrangência internacional, considerando os impactos percebidos na comunidade.