História
O primeiro Encontro de Modelagem Computacional (EMC) foi realizado em 1998, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, nas dependências do Instituto Politécnico da UERJ (IPRJ) em Nova Friburgo. Este foi um evento local que proporcionou um espaço para a interação dos pesquisadores do IPRJ com colaboradores ligados a outras instituições de ensino e pesquisa do país. Durante o evento, os pesquisadores e seus alunos de pós-graduação apresentaram oralmente seus trabalhos e discutiram diversos temas de interesse no âmbito do Programa de Pós-Graduação.
As primeiras edições do evento foram realizadas em Nova Friburgo, no campus da UERJ ou em algum hotel da cidade. Pela primeira vez, no ano 2006 (IX EMC), o evento foi realizado fora de Nova Friburgo, especificamente em Belo Horizonte, Minas Gerais. Nesta ocasião o evento foi organizado pelo programa de Modelagem Computacional do CEFET-MG. A realização do evento fora do estado do Rio de Janeiro marcou a maioridade do evento e o consolidou o caráter nacional. A partir de então houve diversas edições do evento organizadas por Universidades e Programas de Pós-Graduação, entre eles:
- Universidade Federal Fluminense Campus de Volta Redonda (UFFVR) em 2008
- Instituto Militar de Engenharia (IME) do Rio de Janeiro em 2009
- Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em 2012
- Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-Ilhéus, BA) em 2013
- Universidade Católica de Petrópolis em 2014
- SENAI-CIMATEC, Salvador, Bahia em 2015
- Universidade Federal da Paraíba em 2016
- Instituto Federal Fluminense (IFF), Búzios/RJ em 2018
- Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora em 2019
- Universidade Federal do Tocantins (UFT) em 2020
- Universidade Federal de Catalão (UFCat), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em 2021, remoto
- Universidade Federal de Pelotas em 2022, Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) de modo remoto ainda devido à pandemia da Covid-19.
No ano de 2010, devido ao grande peso dentro do evento ocupado pela área de materiais e pelo surgimento de trabalhos dessa área que não tinham como foco principal a Modelagem Computacional, foi incluído um novo evento, o I Encontro de Ciência e Tecnologia dos Materiais (ECTM). A partir de então, foram realizados os dois encontros em conjunto, o ENMC e o ECTM, mantendo um aumento constante no número de trabalhos, participantes e interação entre as áreas.
Devido à pandemia que atingiu o mundo, nos anos de 2020 a 2022, os eventos foram realizados de modo remoto por colegas da Universidade Federal de Tocantins, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Estadual de Santa Cruz, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Catalão, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal dos Pampas e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
Deve-se destacar que, ao longo das 25 edições, o evento contou com o auxílio e apoio de diversas órgãos de fomento e sociedades científicas:
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB)
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)
- Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ)
- Associação Brasileira da Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM)
- Associação Brasileira de Engenharia Nuclear (ABEN)
Agora em 2023, o XXVI ENMC / XIV ECTM voltará ao formato presencial, sendo realizado novamente no IPRJ/UERJ, e contará com a colaboração de pesquisadores e estudantes de todo o Brasil, e alguns do exterior. O evento visa manter o alto nível científico, mas também ser acolhedor e propício à interação entre os participantes.