História

O I Encontro de Modelagem Computacional (EMC) foi realizado em 1998, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional da Universidade do Estado de Rio de Janeiro nas dependências do Instituto Politécnico da UERJ (IPRJ) na cidade de Nova Friburgo. Foi um evento local que visava proporcionar um espaço para a interação dos pesquisadores do IPRJ e de seus colaboradores ligados a outras instituições de ensino e pesquisa do país. Estes pesquisadores e seus alunos de pós-graduação fizeram apresentações orais de seus trabalhos e discutiram diversos temas de interesse no âmbito do Programa de Pós-Graduação mencionado

As primeiras edições do evento foram realizadas na cidade de Nova Friburgo, no campus da regional da UERJ ou em algum hotel das redondezas. Pela primeira vez, no ano 2006 (IX EMC), o evento foi realizado fora de Nova Friburgo, especificamente em Belo Horizonte, Minas Gerais. Nesta ocasião o evento foi organizado pelo programa de Modelagem Computacional do CEFET-MG. A realização do evento fora do estado do Rio de Janeiro marcou a maioridade da reunião e definitivamente o consolidou como um evento de caráter nacional. A partir de então houve diversas edições do evento organizadas por Universidades e Programas de Pós-Graduação, entre eles:

No ano de 2010, devido ao grande peso dentro do evento ocupado pela área de materiais e pelo surgimento de trabalhos dessa área que não tinham como foco principal a Modelagem Computacional, foi incluído um novo evento paralelo o I Encontro de Ciência e Tecnologia dos Materiais (ECTM). A partir deste ano, foram realizados os dois encontros em conjunto, o EMC e o ECTM, mantendo um incremento constante no número de trabalhos e participantes.

Na edição de 2017 o Encontro Nacional de Modelagem Computacional completou duas décadas de existência, o evento foi realizado, conjuntamente com o Encontro de Ciência e Tecnologia de Materiais, pelo Instituto Politécnico, Campus Regional da UERJ em Nova Friburgo, instituição na qual estes dois eventos foram criados, no âmbito dos programas de pós-graduação homônimos. A partir dessa edição, iniciou-se a publicação de melhores artigos do evento em periódicos parceiros.

Devido à pandemia que atinge o mundo, no ano de 2020 o XXIII Encontro Nacional de Modelagem Computacional e o XII Encontro de Ciência e Tecnologia de Materiais foram realizados de forma remota pelos colegas da Universidade Federal de Tocantins.

Deve-se destacar que, ao longo de suas 23 edições, o evento contou com o auxílio e apoio de diversas organizações e órgãos de fomento entre os mais importantes: